SERP – Sistema online de cartórios entra em vigor no Brasil

O Sistema Eletrônico de Registros Públicos (SERP) entrou em vigor em todo o Brasil na última semana (30/01), possibilitando o acesso, de forma remota e eletrônica, aos serviços de registros públicos, tudo de forma interligada e padronizada. Por enquanto ficam de fora os cartórios de notas e os de protesto, por já terem sistemas digitais próprios.
Com o novo sistema será possível acessar informações de qualquer cartório do Brasil, sendo possível também a recepção e o envio de documentos e de títulos em formato eletrônico. Estima-se que o prazo para registros e expedição de certidões diminuam nessa nova sistemática.
Um dos setores mais impactados pela mudança é o de casamento. O processo para oficializar o matrimônio deve ficar mais rápido, com o tempo entre a submissão dos documentos e habilitação do casal caindo de 15 dias para 5 dias. Além disso, a celebração poderá ser remota, por meio de videoconferência. A conversão da união estável para o casamento também será mais fácil já que o requerimento não dependerá mais de documentos que formalizem o pedido ou de pareceres judiciais.
Na prática, o SERP deve representar a modernização e desburocratização para realização de consultas, certificação e registros, respeitando os recentes avanços no atendimento eletrônico dos serviços notariais e registrais, facilitando o acesso de informação e prestação de serviços para os cidadãos brasileiros.

Publicações Recentes

CONTRATO PJ SEM RISCO

Muitas empresas ainda têm receio de contratar prestadores de serviço via PJ por medo de uma futura reclamatória trabalhista. Mas a verdade é que é

Leia mais >