RECUPERAÇÃO DE VALORES: AGROPECUARISTAS TÊM DIREITO A REEMBOLSO DE 43% NOS EMPRÉSTIMOS AFETADOS PELO PLANO COLLOR

Aqueles que firmaram contratos de financiamento rural com o Banco do Brasil S/A entre 1987 e 1990 agora podem reivindicar a restituição de 43,04% do montante pago nas operações de crédito rural. Isso se deve à implementação do Plano Collor em março de 1990, quando o Banco do Brasil aplicou uma correção monetária de 84,32% do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) nos empréstimos destinados aos produtores rurais. Essa medida resultou em muitos casos na quase duplicação das dívidas.

Após um longo processo de tramitação, o Superior Tribunal de Justiça finalmente julgou a Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Federal em julho de 1994. A decisão determinou que a correção deveria ser de 41,28% do BTN. Diante disso, mais de 800 mil mutuários com contratos de empréstimos no período de 1987 a 1990 têm o direito de solicitar a devolução de 43,04% do valor pago ao Banco do Brasil nas operações de crédito rural. Essa possibilidade estende-se mesmo aos que já quitaram suas dívidas, renegociaram os termos ou ainda possuem valores pendentes, uma vez que a diferença foi adicionada à dívida em março de 1990.

Importante mencionar que em caso de falecimento do tomador do empréstimo, seus herdeiros também têm direito de buscar a restituição. É fundamental compreender as complexidades dos procedimentos legais para garantir um processo bem-sucedido de recuperação de valores ajustados, acrescidos de juros legais acumulados ao longo de três décadas.

Como especialistas nesse campo, enfatizamos a importância de os produtores rurais que se enquadram nesse cenário tomarem medidas imediatas. Com a orientação jurídica apropriada, é possível acelerar os trâmites para receber quantias significativas, uma vez que o valor pago a mais, decorrente dos 43,04%, será reembolsado com correção monetária e juros legais.

Além disso, ressaltamos que os clientes que mantêm relacionamentos comerciais com o Banco do Brasil podem solicitar a restituição sem prejudicar a relação. Caso tenha interesse no assunto, convidamos a entrar em contato conosco para agendar uma consulta e obter mais informações sobre esse processo de reembolso.

Publicações Recentes

ESTADUAL – CALAMIDADEDeclarado Estado de Calamidade em 46 municípios;Declarado Situação de Emergência em 320 municípios; PRORROGAÇÃO PAGAMENTO ICMSFoi ampliado o prazo de pagamento de débitos

Leia mais >

Feliz Dia das Mães!

Em um Dia das Mães desafiador, presenciamos a incrível resiliência materna diante da enchente sem precedentes no Rio Grande do Sul. É hora de homenagear

Leia mais >

Nexo News – Enchente RS

Visando sempre manter nossos clientes e parceiros bem-informados, fizemos um resumo dos últimos atos normativos e anúncios que poderão ser cruciais para reerguer quem foi

Leia mais >