Domicílio Judicial Eletrônico

CNJ cria plataforma para centralizar comunicações judiciais

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou uma nova plataforma, o Domicílio Judicial Eletrônico, como parte do Programa Justiça 4.0. Essa iniciativa visa centralizar todas as comunicações judiciais, como Citações e Intimações, simplificando o processo para todos os Tribunais do Brasil, exceto o Supremo Tribunal Federal – STF.

Ao se cadastrar no sistema, os usuários obtêm um endereço judicial virtual, eliminando a necessidade de verificar individualmente cada sistema de tribunal. A plataforma emite alertas por e-mail e se integra a sistemas próprios através de API’s, permitindo o acesso diário, extração de relatórios e visualização em dashboards.

O cadastro é obrigatório para entidades como União, estados, Distrito Federal, municípios, Entidades da Administração Indireta, Empresas públicas e Empresas privadas de grande e médio porte. Para Pequenas e microempresas com endereço eletrônico na REDESIM e Pessoas Físicas, o cadastro é facultativo.

Empresas Privadas têm até 30 de maio de 2024 para aderir voluntariamente ao programa. Após esse prazo, o cadastro será compulsório com base em dados da Receita Federal. A não adesão pode resultar em perdas de prazo e prejuízos processuais, assim como a falta de confirmação do recebimento de citações no Domicílio Judicial Eletrônico pode acarretar multa de até 5% do valor da causa.

Espera-se que essa plataforma agilize os processos judiciais, especialmente as Citações, eliminando a necessidade de envio físico e retorno por correio, além da redução de deslocamento de oficiais de Justiça.

Para acessar o Domicílio Judicial Eletrônico, visite a Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ-Br): https://domicilio-eletronico.pdpj.jus.br. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco para mais informações.

Publicações Recentes

Feliz Dia do Cliente!

Na Nexo Corporativo, acreditamos que consultoria de verdade se faz com proximidade. Por isso, cruzamos o país, compartilhamos cafés, visitas e conversas que constroem não

Leia mais >