Pedir isenção do Imposto de Renda por doença é um direito garantido por lei, mas muitas pessoas desconhecem essa possibilidade ou possuem dúvidas quanto às condições necessárias para se enquadrar no grupo de isenção.
Para realizar a declaração de IR corretamente e não ter complicações com a Receita Federal no futuro, é importante conhecer como funciona esse processo.
São várias doenças que dão direito à isenção: câncer, problemas no coração, uso de marca-passo, doença de Parkinson, esclerose múltipla, AIDS, doenças graves decorrentes de acidentes de trabalho, alienação mental (Alzheimer, esquizofrenia), entre outras.
A referida isenção tributária pode ser requerida mediante apresentação de laudo médico ao órgão competente, podendo requerer inclusive a devolução dos valores pagos nos últimos 05 anos caso se trate de doença comprovadamente existente há mais tempo.
Você possui direito à isenção ou conhece alguém que tenha? Entre em contato conosco e agende uma visita que esclarecemos tudo que você precisa saber para verificar se atende às exigências e solicitar a dispensa.