Atualização de Bens Imóveis: Receita Federal Publica Instrução Normativa nº 2.222/2024

A Receita Federal acaba de publicar a Instrução Normativa nº 2.222, de 20 de setembro de 2024, que regulamenta a atualização do valor de bens imóveis a valor de mercado para pessoas físicas e jurídicas. Essa medida permite que contribuintes reavaliem o valor de seus imóveis e paguem uma alíquota reduzida de impostos sobre a diferença entre o custo de aquisição e o valor de mercado atual.

Prazo: Até 16 de dezembro de 2024, contribuintes podem optar pela atualização dos bens imóveis.

Como fazer: A opção deve ser feita através da Declaração de Opção pela Atualização de Bens Imóveis (Dabim), disponível no e-CAC a partir de 24 de setembro de 2024.

Alíquotas Reduzidas:

Pessoas Físicas: 4% de IRPF sobre a diferença.

Pessoas Jurídicas: 6% de IRPJ + 4% de CSLL (totalizando 10%).

Imóveis no Brasil e no Exterior: A atualização abrange imóveis nacionais e internacionais, incluindo aqueles já atualizados via Declaração de Opção pela Atualização de Bens e Direitos no Exterior (Abex).

Essa é uma oportunidade estratégica para ajustar os valores de imóveis ao preço de mercado atual, evitando ajustes futuros e possíveis surpresas tributárias na hora de alienar esses bens.

Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco! Nossa equipe está pronta para oferecer suporte especializado e ajudar você a tomar a melhor decisão tributária.

Publicações Recentes

Dia  22 de setembro, celebramos o Dia do Contador Aqui na Nexo Corporativo Consultoria e Assessoria Empresarial, não poderíamos deixar de homenagear esses profissionais que

Leia mais >

Hoje, 20 de setembro, celebramos a cultura gaúcha e a beleza das nossas tradições! Que possamos nos unir em festa, música e alegria! Vamos brindar

Leia mais >